terça-feira, 17 de julho de 2007

Madrugada Companheira


A Lâmpada do quarto estava na penumbra. Eu já a havia regulado de maneira que não atrapalhasse meu sono. Na verdade, eu nem estava com sono. Por mais que tentasse, ele não me vinha. Mas, também, pela quantidade de café tomado, só podia mesmo ser esse resultado. Insônia! A minha grande companheira de todas as noites.
Prevendo que seria essa mesmo a minha sina em mais uma noite, pus-me a levantar e ligar o aparelho de TV. Nada! Só filmes enlatados, prontos pra consumo dos menos exigentes ou então programas evangélicos fazendo sua ronda noturna à caça de almas cansadas da vida, mas ávidas de uma palavra amiga.
Eu já não faço parte deste rol. Posso até estar cansado, mas meu dinheiro não é capim para ser queimado no altar do fogo santo de Israel ( que não pode mesmo ter vindo de Israel) e nem meu dinheiro é óleo vindo de Jerusalém para embalsamar meu corpo.
Sendo assim, me resta desligar o aparelho de TV e recorrer ao rádio. Mas eu gosto mesmo é de Rádio AM. Pra ouvir gente falando, vidas existentes na noite.
Rádio FM só toca música, e de música eu to enjoado. Vivem no meu cotidiano durante todo o dia. Já não vejo tanta graça assim, afinal. Mas gente não... Gente é diferente. Cada qual tem sua vida e sua estória, e ela aparece de algum jeito. E o comunicador sempre instiga, e o ouvinte sempre fala. E vira mesmo um bate papo legal. Diferente dos bate-papos de internet onde todo mundo fala escrevendo, e não tem condições de expressar a real emoção com que responde a uma pergunta. Todos falam tudo e ninguém fala nada ao mesmo tempo. Não, bate papo de internet é sem vida, e todo mundo só quer saber de sexo. Pára com isso!!! Quero mesmo meu radinho AM. Nele ouço conversas, e então, aventuro-me a até ir ao terraço da casa e levar comigo o meu companheiro da vida noturna. Ah! Mas não posso esquecer também a minha garrafa de café, o meu cafezinho. Ele será meu companheiro desta noite com lua quase cheia e uma fagulha de estrelas no oriente, mirando um destino que por tempos eu mesmo quis perseguir, mas não consegui.
E assim vai se passando o tempo e vão se passando as horas, o comunicador informa: duas da manhã, três...cinco...cinco e meia e aí aquele sono parece querer bater a porta... aí é preciso aproveitar... mas qual, nada!
Vou é fazer mais um pouco de café por que logo mais tenho que estar pronto pra rotina do dia.

6 comentários:

Anônimo disse...

textinho meio ruim esse né... falta de inspiração...
nossa...já vi coisas melhores...
beijo.

Anônimo disse...

eu não acho um texto ruim. Achei muito simples e de fácil entendimento e identificação. Gostei do que li. Acho que bons intelectos não provêm de frases difíceis mas de bons argumentos, e este pra mim está ótimo. Parabéns ao Nairlan e beijos...
Alyander

Anônimo disse...

você gostou deste texto minha querida Aly. Se lesse o que ele escreve, não gostaria. É por fgostar demais do que esse garoto põe no papel q eu o critico tanto. E de mais a mais, eu o acompanho faz muuuuuito tempo. Eu tenho o DIREITO de criticá-lo.Vc já leu outras coisas dele tem tempo?..duvido...muito mesmo!
até breve!

Anônimo disse...

Minha amiga Camila, admiradora das coisas que o nosso querido amigo nairlan escreve tão bem, das quais eu tb admiro. Pelo que me consta, esse espaço deixado pelo nairlan para comentarmos acerca daquilo que ele escreve é verdadeiramente democrático, uma vez que aqui ele permite tb que estejam escritas as críticas ao seu trabalho. Acho que a nossa amiga Aly( q eu nao conheço) deixou aqui sua boa impressão sobre o post do Nairlan, que eu tb gostei. Vc Não gostou... pois bem, acho q teremos opiniões divergentes sempre... mas o mais importante sobretudo para o nairlan é que estamos atentos aquilo que ele escreve, e como leitores exigentes, iremos sempre criticá-lo quando necessário, ou aqui externar nossas admirações. Fico feliz que ele nos dê essa oportunidade. Abraços a vc, Camila e tb ao Nairlan, nosso dissertador mais que precioso.

Anônimo disse...

Nairlan.
Gostei do seu texto, apesar das opiniões em contrário. Foi simples, mas utilizou nosso imaginário para nos colocarmos diante da situação.
Parabéns.
Tiago

Anônimo disse...

Nossa quanta confusão com relação à esse texto. Tbm irei discordar da opinião da Camila, e acredito q aki não tem preferência d opinião, todos podem manifestar a sua, achando o q quiserem. Aliás, q provocação inútil, Meu Deus! Pra q isso?

Quanto ao texto, eu gostei, achei simples, acho q é bom diversificar, sair da rotina(s bem q a visão apocalítica foi uma das coisas mais doidas q já li em toda a minha vida!). Conhecendo esta pessoa como bem a conheço, vejo q fez um texto à cara dele(o q se percebe pela referência ao rádio AM e à insônia). E concordo absolutamente com o q foi escrito acerca do bate papo, a internet torna os diálogos em geral mais frios, o q inclui o msn. Estou gostando d ver q está sempre escrevendo, sem deixar um longo espaço d tempo d um texto p/ outro. Abraços!