quarta-feira, 7 de março de 2007

A FALTA DE INFORMAÇÕES É O QUE GERA O PRECONCEITO

Sinceridade, as vezes me falta paciência pra aceitar a imperfeição dos outros. Mas não posso culpar as pessoas, culpo a falta de informação. A falta de preparo. A falta de educação. E isso a gente observa no dia a dia, indo ao Banco e enfrentando uma fila. Lidando com amigos, clientes e companheiros de profissão, e assim por diante.As vezes eu me pergunto qual a dificuldade das pessoas em aceitar sugestões. Parece que aceitar sugestão diminui alguém. Me lembrei com isso de uma ocasião em que sugeri a um senhor em Belo Horizonte utilizar a faixa de pedestre. Ele me dirigiu palavras lindas e maravilhosas que se você lesse aqui, nem entraria mais neste modesto blog. Mas ele era um senhor, que vivia na capital há pelo menos uns 50 anos e estava acostumado a atravessar a rua naquele lugar errado todos os dias. Naquele dia o trânsito estava intenso e então não deu certo ele atravessar. Mas não sei por que cargas d´água aquele senhor não aceitou minha sugestão. Preferiu ficar lá, esperando por pelo menos mais meia hora para atravessar a Avenida Afonso Pena do que andar uns 150 metros e atravessar a faixa. Bom, mas volto a insistir...era um senhor, e eu posso entender que se sentisse diminuído ou até ofendido em ouvir alguém mais jovem dizer-lhe o que fazer.Agora quando ouço alguém que tem a vida inteira pela frente para aprender simplesmente renegar a uma sugestão, aí realmente acho puro preconceito. E não é a uma ordem: é sugestão mesmo. Aí isso me fere. Me deixa sem paciência com vontade de rasgar a boca no mundo e mandar todo mundo se catar.Bom, nem sempre é prudente. Nos meus 36 anos de experiência aprendi que não é prudente. E não é mesmo!Sendo assim, calar a boca e deixar que cada qual veja por si que o que disse nem sempre é o ideal, certo ou o correto, é imensuravelmente melhor. É preciso paciência pra isso. Mas é o melhor.Sendo assim, quem sabe o meu apêlo para que as pessoas se informem mais estando registrado aqui seja até mais produtivo do que tentar falar com elas. Penso que no caso destas pessoas mesmo do alto do nosso pedestal é preciso descer um minuto, prá ouvir a ralé, os plebeus, os indigentes.Não me tomem por dramático. É que dizendo assim, e só assim devo imaginar que as pessoas possam entender que nesse mundo tão ligado pela comunicação, pela informação em tempo real. É exatamente neste mundo informado que a falta de informação é o que mata!

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

agora sim já está funcionado esse negócio aqui.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.