domingo, 11 de março de 2007

" Quando não é proveitoso, excluímos do msn! "



O “messenger”, mais comumente conhecido como MSN é um grande aliado. Nos ajuda a manter contato com nossos amigos, nosso colegas de trabalho, nossos clientes e por vez até com nossos amores. Não raro os diretores de departamento em suas empresas sempre tem que tomar algumas medidas “preventivas” por que julgam que seus funcionários estejam “desperdiçando” tempo com esse instrumento cibernético.
Eu não penso assim. Sou um grande defensor do MSN em todas as facetas que citei acima.
Em muitos locais de trabalho, a gente percebe que o pessoal sempre fala da vida alheia. Em muitas repartições, a hora do cafezinho é extremamente desperdiçada com conversas do dia a dia, às vezes fora de hora, às vezes inoportunas demais. Às vezes intrometidas demais nos assuntos alheios. E isso com um agravante avolumado: a ausência de trabalho e de produção. Olha, tenho o desprazer de confessar que tenho colegas de profissão que saem de suas casas e vão dar cabo da vida alheia no local de trabalho. E não venham me dizer que o ideal é que a conversa paralela não exista no ambiente de trabalho por que ela SEMPRE vai existir, quer queiram ou não. Quer os donos de estabelecimentos aceitem ou não. Então, defendo a tese: Já que é pra conversar, por que não conversar e ao mesmo tempo produzir?
Aí é que entra o MSN. Você o utiliza sem precisar levantar da sua mesa de trabalho, sem deixar de atender um telefone ou terminar de preencher um relatório. Então você conversa, mas produz. Você pode entre um formulário e outro, responder a uma pergunta de um amigo, de um amor (por que não?) ou tricotar a vida alheia com um colega de trabalho. Olha só, você pode fofocar e ao mesmo tempo produzir. Sem contar com a privacidade que o MSN dá por que a gente não precisa nem botar a boca no mundo pra falar mal do chefe. Faz isso teclando suavemente e quase em silêncio.
Mas, brincadeira à parte e agora falando de como acho importante mas ao mesmo tempo perigoso o uso indiscriminado do MSN, posso citar acima de tudo o critério que devemos ter ao selecionar nossos amigos. Virtualmente isso não é fácil, reconheço. Não temos nem mesmo como avaliar a cara ou a reação que um amigo virtual faz ao falarmos com ele algo de que realmente não gostou. Só se tivermos o acessório da CAM, o que hoje em nossos dias nem todo mundo tem. Nem as “Lan-House” tem em todos os seus computadores, que dirá nós, cidadãos das “galés” suburbanas da vida.
Então, sugiro como usuário há mais de cinco anos desse acessório importante da vida “internética”, que à medida que o tempo for passando e você perceber que se equivocou ao escolher uma amizade através do MSN, não o bloqueie. Exclua-o definitivamente. Elimine-o por completo de seus amigos e contatos. Bloquear é meio falsidade. É dizer que você não está on-line, estando. É mentir de alguma maneira. Excluir é declarar que você não quer mais a companhia. É assumir até mesmo que você se enganou. Por que não? Assim como a pessoa pode se enganar querendo a sua amizade, você também pode se enganar fazendo o caminho contrário. Não vejo nada demais nisso. É apenas uma declaração pública, uma confissão de que o ser humano erra. É realmente ser sincero. Coisa que poucas pessoas tem a coragem de ser em nossos dias. É pedir penitência e mostrar que como ser, o homem vive aprendendo com seus erros. E é assim que acho interessante me sentir. Certo por conviver com o errado. Verdadeiro ao conviver com a mentira. O MSN é talvez uma forma de demonstrar isso.
Na verdade a conclusão a que chego é que o MSN é um instrumento. Uma arma poderosíssima para se estar em dia com todos e de estar em comunicação com o mundo. Mas isso não significa que tenhamos que aceitar contatos por aceitar. Como diria minha grande amiga Rhádila Beckker, hoje feliz da vida na Alemanha vivendo e aproveitando o amor de sua vida que conheceu através do nosso querido "messenger": “O MSN é pra quem é dos meus, caso contrário, excluo mesmo”!
Vejo que ela está certa. Percebo veracidade em suas palavras. E acho que passo adiante a receita. Use o “messenger”, abuse da sua arte de fazer amigos, mas ao mesmo tempo, se percebeu que alguma coisa está errada, se percebeu que algo não é proveitoso, exclua! Delete mesmo!... Para o seu próprio bem...

7 comentários:

Anônimo disse...

Nairlan, vai aí uma pergunta refletiva sobre esse artigo. Afinal, vc é contra ou a favor do msn? No princípio vc o defende, mas depois vc diz que está falando dos "perigos" do msn. Francamente, eu não entendi o que vc quis dizer. Acho que valeria a pena uma continuação deste artigo. Escrever, isso vc escreve demais, como sempre e dispensa elogios. Mas queria mesmos saber sobre o que vc realmente está defendendo. Vc sabe! Eu nao poupo elogios e nem críticas. Um super beijo.

Anônimo disse...

Boa, gstei mess...axo q vc dissi td q a gnt ker dzer pru xef da gnt. Ms ñ tm coragi d dzer. Valeu msm. blzinha. abs.

Anônimo disse...

Meu caro, gostei da dissertação. Eu não sou tão usuário assim do MSN, mas confesso que depois do que li, acho q vou ser, nem q seja pra ter o prazer de excluir alguém.hihihihihihi. Grande abraço meu brother.

Anônimo disse...

Realmente, narlan o msn pode ser um aliado e pode não ser, dependendo do uso. Agora quanto à excluir, acho muito definitivo excluir alguém. Prefiro ainda a opção de bloquear nem que seja por um período. Nunca se sabve se a gente pode voltar as boas ou não. Mas de qualquer forma, o assunto é interessante. É proveitoso. E vc deve ter suas razões pra estar falandos sobre isso. abs.

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DESSE ARTIGO. ACHO MESMO QUE O MSN DEVE SER UTILIZADO, MAS DEVEMOS NOS PREOCUPAR EM NÃO USÁ-LO MESMO INDISCRIMINADAMENTE. ACHO QUE A QUESTÃO DE EXCLUIR É VÁLIDA, MAS ACHO QUE PODE SER MUITO DEFINITIVA. DE QUALQUER FORMA, PARABÉNS PELO ARTIGO.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog naerlan. Gostei mutio desse aki. melhor do que ooutro né? Valeu brother.

Anônimo disse...

Olá Nairlan. Tudo bem? Olha, quero falar sobre este post do msn. Não acho que excluir definitivamente seria o caso, mas que concordo com vc que nos enganamos com alguns amigos que escolhemos, isso concordo. Talvez a minha maior sugestão seria que realmente SELECIONÁSSEMOS nossos amigos antes de adicioná-los no msn e que não os adicionássemos simplesmente por adicionar. A máxima que as ruins amizades estragam bons hábitos também vale para o msn. É isso.
Valeu. Parabéns. E um super beijo.